quarta-feira, 3 de setembro de 2008

ARTICULAÇÃO /Aquecimento vocal

ARTICULAÇÃO


Articulação é o movimento de língua e lábio. Nossas cordas vocais
produzem sons de vogais. Possuímos em nosso céu da boca treze músculos
que estão ali, não apenas para não deixar um buraco dentro de nós, e sim
para complementar o trabalho de nossas cordas vocais. Chamamos nosso
“céu da boca” de Palato.


Passe sua língua atrás dos dentes frontais superiores e observe uma
musculatura rígida e vá até o meio do céu da boca, esse é o Palato Duro,
responsável pelos seus sons graves, agora siga passando a língua até lá
atrás, observe uma musculatura mole, esse é seu Palato Mole, responsável
pelos seus sons agudos.


O processo de articulação está em direcionar a nossa voz para o lugar
correto dentro da boca, antes de ela sair, complementando o trabalho das
cordas vocais. Como existem músculos que trabalham para criar nossos
graves, médios e agudos, precisamos direcionar a voz para que eles sejam
produzidos e não forçar a garganta ou deslocar nosso timbre natural para
produzir o som desejado.


Para termos essa sensação mais presente, começaremos o trabalho com a
vogal “U”.


Articulação da vogal U – Lábios projetados para frente, como falamos
“umbu”, língua repousada na gengiva inferior, preferencialmente atrás
dos dentes e direcionamento do som para o palato duro, mesmo para notas
agudas. Se pensarmos em direcionar nossa voz para frente, provavelmente
iremos comandá-la para fora e ela não terá aonde ressoar.


Se você toca e/ou possui um instrumento, sugiro estes exercícios na
escala de Dó Maior, a saber, dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó:


1.Cantando a vogal “U”, toque a primeira nota, ouça o som e reproduza
tal qual o instrumento. Faça isso nota a nota, até chegar no “dó” de
novo, então cante a escala na ordem decrescente. Você pode repetir isto
quantas vezes achar necessário, até que perceba que a freqüência da nota
é igual à do instrumento (não existe vibração excessiva entre elas);


dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó - dó, si, lá, sol, fá, mi, ré, dó


2.Cantando a vogal “U”, da mesma forma como no exercício anterior, só
que com intervalos entre as notas, toque e cante na seguinte ordem:


dó, mi, sol, mi - ré, fá, lá, fá - mi, sol, si, sol - fá, lá, dó, lá -
mi, sol, si, sol - ré, fá, lá, fá - dó, mi, sol, mi – dó.


Se você não toca ou não possui um instrumento, você tem duas
alternativas. Pedir pra alguém que toque ajudá-lo a executar o
exercício, ou, intuitivamente, fazê-lo, tomando o cuidado de não abusar
da extensão vocal de sua voz. Um toque que sempre dou é ter como ponto
de início uma voz grave para você. Tente cantar a nota mais grave que
você alcança e então vá subindo, som a som, sete notas a partir da que
você começou a cantar, e em seguida, desça novamente até ela. Quero no
entanto enfatizar que o resultado do exercício feito desta forma fica
muito aquém do mesmo feito com acompanhamento do instrumento, por causa
da referência da onda sonora produzida pelo instrumento. Esta onda é
compreendida pela nossa mente como freqüência, e todo o nosso corpo pode
senti-la. Quando cantamos a mesma freqüência, então há uma sensação
agradável de plenitude, sentida pelo corpo, o que não ocorre quando você
canta sozinho, pois não existem as duas ondas sendo emitidas
simultaneamente.

Aquecimento vocal


O aquecimento vocal está inserido no contexto de articulação, pois se
tratando da vogal “U”, trabalhamos aquecimento, mas existem outros sons
que aquecem as cordas vocais, palato e músculos da face ao mesmo tempo.
São estes:


“Brrrrrrr”


“Drrrrrrr”


Você pode exercitar, com este tipo de emissão, os mesmos exercícios de
escalas.

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